1º Dia – Lisboa, Porto ou Faro / Osaka
Voo regular com destino a Osaka, via cidade de ligação. Noite e refeições a bordo.
2º Dia – Osaka
Assistência e transporte em serviço regular “shuttle bus” para o hotel (check-in a partir das 15h00). Alojamento. Nota: das 14h00 às 20h00 estará um assistente no lobby do hotel para prestar informações aos passageiros
3º Dia – Osaka e Nara
Pelas 08h30 excursão a Nara, primeira capital do Japão e berço da arte, técnica e literatura do país: Templo Todai-ji com o Grande Buda e o Parque de Nara (Parque dos Veados Sagrados). Regresso a Osaka, terminando em Dotonbori, o emblemático bairro gastronómico da cidade, muito animado e repleto de restaurantes com curiosas fachadas. Tarde livre, regresso ao hotel por conta própria. Alojamento.
4º Dia – Osaka / Himeji / Kobe / Takarazuka (alojamento em ryokan tradicional com banhos Onsen)
Saída para o município de Hyogo. Visita ao Castelo de Himeji, ou da Garça Branca, com 400 anos e 7 andares, é o castelo de samurais mais belo e em melhor estado de conservação do país. Almoço. À tarde passeio pelo Parque Meriken, situado no porto de Kobe que alberga monumentos como a Kobe Port Tower e o Museu Marítimo (ambas visitas exteriores) e vestígios do Grande Terramoto de Hanshin-Awaji de 1995. Continuação para o bairro de Nada, a zona de produção de saké (vinho de arroz) mais famosa do Japão, com muitas destilarias. Visita e degustação incluída. Alojamento em ryokan em Takarazuka. Não perca a oportunidade de usufruir dos tradicionais banhos Onsen (águas termais). Jantar tradicional “Kobe Beef”, carne de bovino mundialmente reconhecida por ter uma qualidade excecional. Nota: para entrar na torre de menagem do castelo deverá descalçar os sapatos; a escadaria é inclinada e não existe rampas e elevadores
5º Dia – Takarazuka / Quioto
Viagem para Kyoto e visita de dia inteiro (com almoço) à antiga capital imperial do Japão: Santuário Fushimi Inari, com centenas de pórticos “torii, Templo Dourado Kinkaku-ji com um belo jardim japonês e bosque de Bambú de Sagano em Arashiyama. Jantar “Wagyu” (carne de vaca japonesa) no Restaurante Kawadoko, um terraço à beira-rio com a serenidade do ambiente natural envolvente, acompanhado por uma elegante dança de uma “maiko”, uma aprendiza de gueixa. Alojamento.
6º Dia – Quioto e Uji
Excursão a Uji, cidade bucólica rodeada de campos de chá e banhada por um rio com o mesmo nome. Visita ao Templo Byodoin famoso pelo seu Salão Fénix, cujo desenho aparece na moeda japonesa de 10 ienes. Numa das muitas casas de chá da cidade, aprenda sobre o o Uji-cha, uma produção local, com degustação incluída. Regresso ao hotel com paragem em Gion, o bairro das gueixas, para clientes que pretenderem aí ficar retornando ao hotel por conta própria. Tarde livre. Alojamento.
7º Dia – Quioto
Dia livre. Alojamento.
8º Dia – Quioto / Nagoya e Tsumago
Transporte à estação e viagem em comboio de alta velocidade JR “Nozomi” para Nagoya. Visita ao Museu Comemorativo da Tecnologia e Industria. Tempo livre e transporte para Tsumago, aldeia da época feudal dos Samurais. Passeio por esta “povoação cartão-postal” que conserva o ambiente medieval japonês. Alojamento em Nagoya.
9º Dia – Nagoya / Shizuoka / Zona do Monte Fuji / Tóquio
Transporte à estação e viagem em comboio de alta velocidade JR “Hikari” para Shizuoka. Excursão à zona do Monte Fuji (com almoço): cascatas de Shiraito (“fios brancos”) em que a água do degelo forma centenas de cascatas com mais de 200m; Oshino Hakkai, piscinas das águas cristalinas nas margens do Fuji rodeadas por casas tradicionais com tetos em colmo; subida à 5ª estação do Monte Fuji, situada a 2305m de altura. Viagem para Tóquio. Alojamento. Nota: no caso de não se poder subir à 5ª estação, por questões de tráfego ou meteorológicas, a subida far-se-á até onde seja permitido; se a estrada completamente fechada, a visita será substituída pelo Centro de Património Mundial Fujisan, localizado no sopé do Monte Fuji.
10º Dia – Tóquio
Tóquio, com mais de 30 milhões de habitantes, é um dos mais importantes centros financeiros do mundo, e que ainda assim consegue combinar as suas tradições mais ancestrais com os últimos avanços tecnológicos. Comece o dia a explorar o animado mercado de peixe de Tsukiji e seguido de um percurso panorâmico com passagem por alguns edifícios emblemáticos: teatro Kabuki-za, Torre de Tóquio, cruzamento Scrumble em Shibuya, rua Omotesando, Torre do Governo Metropolitano, Parlamento Nacional, Palácio Imperial, Estação de Tóquio e bairro Akihabara (da eletrónica, manga e anime). Visita ao Templo Budista Senso-ji e zona comercial Nakamise. A visita termina em Ginza, famosa área comercial de luxo, de grandes lojas, boutiques, galerias de arte, restaurantes e bares. Regresso por conta própria ao hotel. Tarde livre. Alojamento.
11º Dia - Tóquio e Nikko
Excursão a Nikko, pequena cidade nas montanhas a 2h30 a norte de Tóquio. Visita ao Santuário Xintoísta Nikko Toshogu com esculturas de madeira; Mausoléu de Taiyuin, dedicado ao shogun Iemitsu Tokugawa e ao Abismo de Kanmangafuchi, uma fila de dezenas de estátuas budistas “Jizo” nas margens de um riacho. Almoço incluído. Regresso a Tóquio. Alojamento.
12º Dia – Tóquio / Porto ou Lisboa
Transporte regular para o aeroporto e embarque com destino a Portugal. Noite e refeições a bordo.
13º Dia – Porto ou Lisboa
Chegada. Fim dos nossos serviços.
Notas
1) No 4º dia a bagagem será transportada à parte para Quioto (não irá no mesmo transporte que os passageiros); passageiros deverão levar uma mochila/pequena mala para 1 noite;
2) No 8º dia a bagagem será transportada à parte Tóquio; (não irá no mesmo transporte que os passageiros); passageiros deverão levar uma mochila/pequena mala para 1 noite;
3) O programa pode sofrer alterações devido a condições climatéricas e/ou de tráfego