por pessoa
1º dia: Lisboa / Esgueira / Aveiro
Partida de Lisboa por Coimbra para Ílhavo. Visita ao museu Marítimo de Ílhavo, lugar de preservação da memória do trabalho no mar e identidade marítima dos portugueses. Destaque especial para a histórica pesca do bacalhau, arte ancestral e local, entre embarcações, artefactos e o célebre aquário, atraente forma de observar ao vivo esta espécie tão importante na nossa cultura e nas nossas mesas. Continuação para Esgueira. Almoço. De tarde, partida para Aveiro. Visita às Marinhas (salinas) para conhecer o seu enquadramento na Ria de Aveiro e o processo de produção do sal, para o qual é necessária a água salgada, o sol, o vento e o en-genho dos marnotos desde o séc. X, com o seu ciclo natural. Partida em tradicional barco mo-liceiro adaptado aos cruzeiros na ria, com passagem pelos encantadores canais e perspectiva privilegiada sobre a cidade. Chegada ao hotel. Jantar em restaurante local próximo do hotel. Alojamento.
2º dia: Aveiro / Canelas / Arouca
Pequeno-almoço. Partida para o primeiro momento doce desta viagem, com os ovos-moles em destaque, assistindo à aprendizagem da história e fabrico deste doce regional, dos mais apreciados em Portugal, com prova no final. Tempo livre para fotos e compras de produtos locais. Saída por Vagueira com extraordinária panorâmica da ria de Aveiro até à Costa Nova, com as suas casas originalmente denominadas “Palheiros”, com a pintura características de riscas coloridas. Continuação para a Arouca. Almoço regional. De tarde saída para Canelas. Visita ao museu das Trilobites, Centro de Interpretação Geológica, para conhecer os importantes fósseis em ardósia aqui encontrados, exemplos indeléveis do passado geológico desta região. Segue-se visita ao santuário e miradouro de Nª Sra. da Mó, sobranceiro à vila de Arouca, com uma excelente paisagem. Regresso a Arouca para o segundo momento doce com visita a confeitaria local e degustação dos deliciosos e apreciados doces conventuais. Jantar e alojamento.
3º dia: Arouca / Espiunca / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida cedo para visita à Ponte 516. Suspensa 175 metros acima do rio Paiva e com 516 metros de comprimento – daí o seu nome – é a segunda ponte suspensa mais extensa do mundo, proporcionando uma paisagem extraordinária. Continuação para Espiunca. Início do percurso nos passadiços do Paiva, construção que permite acompanhar as margens deste rio de rara beleza e com a sua água em estado de pureza acima da média. Este percurso pedonal tem aproximadamente 3 km. Regresso a Arouca. Almoço regional. De tarde, partida percorrendo a serra da Freita para visita ao miradouro sobre a Frecha da Miza-rela, queda de água com cerca de 60 metros em pleno rio Caima, continuando até Castanheira, para visita à Casa das “Pedras Parideiras”, fenómeno de granitização único no nosso país. Saída de regresso aos pontos de partida.
FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS
Nota 1: Para melhor desfrutar deste circuito, aconselhamos a utilização de vestuário e calçado práticos, assim como chapéu, para usufruir sem limitações das visitas em Aveiro, Cruzeiro, visita à Ponte 516 e Passadiços do Paiva.
Nota 2: Procurámos seleccionar nos Passadiços do Paiva o percurso com índice de dificuldade baixo para uma primeira abordagem a todos os passageiros viajando em grupo, com ida e volta pelo mesmo trajecto de modo que em qualquer momento possam efectuar retorno ao ponto de partida para reagrupamento. Para outras abordagens extra aos Passadiços, por favor peça apoio ao nosso guia.