Desde 578 €

por pessoa


1º Dia – Lisboa / Alcáçovas / Évora
Partida de Lisboa por Alcácer do Sal, para Alcáçovas. Visita a fabricante local de chocalhos, que para além da importância para actividade pecuária, é uma arte e actualmente património imaterial da Unesco. Visita ainda ao Paço dos Henriques, edifício singular, carregado de his- tória, onde desponta a assinatura do tratado de Paz Alcáçovas-Toledo entre os Reis Católicos e D. Afonso V em 1479. A visita ao jardim das Conchas é imperdível. Almoço regional. De tarde partida para visita ao interessante castelo de Viana do Alentejo, que compreende um conjunto de três elementos distintos: recinto amuralhado; igreja matriz; igreja da misericórdia. Segue-se a visita a olaria local, exemplo da tradição secular de produção de louça utilitária e decorativa regional. Saída para Évora, Jantar e alojamento.

2º Dia – Évora / Vila de Frades / Évora
Pequeno-almoço. Partida para Vila de Frades. Visita pedonal às Ruínas Romanas e Santuário de S. Cucufate, prova da implantação romana neste local, com destaque para o núcleo central com a capela, celeiro, adega e zona comunitária. Segue-se a interessante visita ao novo Centro interpretativo do Vinho de Talha, para conhecer o passado e tradição que perdura desde a época romana, com uma vertente interactiva e muitos exemplos práticos desta actividade. Prova de vinho no final. Almoço regional com a actuação de grupo de “Cante Alentejano”, também património imaterial da Unesco. De tarde, partida para Alvito. Visita pedonal pela “Rota do Fresco”, passando pelos portais manuelinos do centro histórico, paço acastelado dos Barões de Alvito e paragem na sede do Grupo de Cante Papa-Borregos com prova de um copo de vinho. Continuação com paragem para fotos na ermida de São Neutel e chegada a Vila Nova da Baronia para petisco na Mercearia tradicional da Spira. Regresso a Évora. Jantar e alojamento.

3º Dia – Évora / Portel / Lisboa
Pequeno-almoço. Évora encontra-se classificada como Património da Humanidade pela Unesco. Visita pedonal pelos principais pontos de atracção desta monumental cidade pelo templo de Diana, Catedral, praça do Giraldo e igreja de São Francisco. Partida para panorâmica da barragem de Alqueva com paragem para fotos. Visita ao museu do Medronho com uma exposição permanente que pretende dar a conhecer a planta, o fruto, o seu ciclo de vida, valor económico, ecológico e florestal, com a prova do deu produto tradicional, a conhecida aguardente de medronho. Continuação para Portel. Almoço regional. De tarde, ainda em Portel, visita ao lagar de azeite São Pedro para conhecer a sua produção e possível compra no final. O Azeite é um alimento ancestral e clássico da culinária mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Além dos benefícios para a saúde, existindo com diferentes tipos de acidez e sabor que adiciona aos pratos um aroma particular. Partida por Montemor-o-Novo de regresso a Lisboa.

Fim dos nossos serviços